quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Mostra AlaYa DanÇa 2016

A Sétima Mostra de Interpretes Criadores Alaya Dança teve hoje sua primeira fase concluída, digamos assim, pois por dois dias viemos conduzidos de forma iluminada por Lenora Lobo. Que é a diretora do projeto e também tem uma “envergadura” imensurável na dança mundial. Lenora é piauiense, e eu nunca havia trabalhado com ela, embora já conhecesse sua trajetória e sua contribuição no campo do conhecimento em dança. Eu reconheço que de fato, pra mim o ser humano superou o mito.  Pode ser assim que eu diria, na conclusão de hoje de sua bela introdução, ao que nos moveu até o Instituto Federal de Brasília: A dança. Um processo que em dois dias já deu pra perceber a grandeza e riqueza de possibilidades criativas. O melhor foi nos ligar com pessoas de todo Brasil na busca de uma “Dança Pobre” que tem fundamento no “Teatro Pobre” e  segundo Grotowski representa na sua essência a negação do ecletismo e na valorização da técnica cênica e pessoal do ator/bailarino/criador/interprete.
Lenora nos propôs em 10 horas de trabalho/estudo um aprofundamento em nossas memórias, nos fez refletir sobre o tempo, dançarmos juntos, combinando elementos, copiando formas, nos contaminando.  Fomos desafiados a fazer o que sempre fazemos, só que por meio de outros estímulos e até mesmo de outros modos. Desenhar no espaço, ou no seu próprio corpo, como se fossemos um pincel que pinta a grande tela, em que agora se transformou o espaço.  Estudar movimentos em uma combinação matemática, locomoção, transferência de apoio e a combinação de tudo isso.
Juntar pessoas é desenvolver ideias que com uma pincelada poderia se transformar em cenas. Às vezes temos uma ansiedade em colocar todas as ideias numa única coreografia, isso é ineficaz, pois, pode desvalorizar nosso trabalho, pelo acúmulo da criação um lixão. 3 mais 3, mais 3, mais 3 ... Uma potência individual pode se transformar numa potência coletiva, um coro. É um meio de acesso, atenção, intuição, inspiração. Tudo que um bom criador ver ao seu redor, ele trás pra sua criação. O Teatro do Movimento é um mergulho na criação.
CORPO
AÇÃO
ESPAÇO
DINÂMICA
RELACIONAMENTO
Uma matemática criativa que junta partes pra criar um todo.
Atenção para a chamada: Carolina, Taís, Elizabeth, Rodrigo, Eloisa, Carol, Guilherme, Elem, Dili, Carol, Castelo, Moisés, Fabiana, Beneto, Alexandre, Lisiane, Tiago, Rafael, Cleani, Macilma, Vitor, Maria, Samuel Lorena e Eu (Negro Val) Faltou alguém na chamada?




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